Vírus se disfarça de atualização do Flash Player para infectar PCs

Vírus se disfarça de atualização do Flash Player para infectar PCs

Um vírus que se faz passar por atualização do Flash Player (Internet Explorer | outros browsers) vem infectando diversos computadores no Brasil. O programa malicioso está presente especialmente em sites criados no WordPress e engana o usuário dizendo que o conteúdo do portal acessado só pode ser exibido se for feita a suposta atualização do plugin.

Webs importantes como a da Polícia Militar do Pará, da cantora Elba Ramalho e até do Creative Commons no Brasil foram afetadas. Ao acessar uma página com o vírus, aparece a seguinte mensagem: “A instalacao de plugins e necessaria para apresentar o conteudo completo da pagina” (sic). Quando o usuário clica em “OK”, é direcionado a uma URL falsa do software Adobe Flash Player.

O vírus propõe o download de um arquivo compactado (.ZIP), enquanto o Adobe Flash Player original é oferecido para instalação como um arquivo executável (.EXE). Também é possível identificar o vírus pela URL composta por um código numérico.

Se você prosseguir com o processo de instalação, verá que o ZIP contém o vírus “listurim.exe”. De acordo com o relato de um usuário registrado como “Duanees” no fórum online Baboo,  programas tradicionais antivírus e antimalware não têm sido capazes de detectar o problema. Por isso, é sempre recomendável baixar arquivos apenas a partir de fontes confiáveis.

[Via Portal EBC]

Ver todos os comentários
Carregando comentários

Últimos artigos

Apps mais baixados